Queridos amigos.
Sim, dei uma sumida. Muitos souberam que meu pai, Roberto Freire, morreu.
Fiquei me aprumando, quieto, por aqui.
Aí saiu essa matéria sobre ele no jornal espanhol "El Pais". http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2008/07/02/ult581u2663.jhtm
Que a UOL traduziu e publicou dia 2 de julho, ontem.
Enviei um mail para o jornal, que segue abaixo. Mandei em português mesmo. Não sei se vão ler, mas o senhor e a senhora por favor dêem uma olhada e sintam-se à vontade para participar da questão.
Beijos violeiros.
Lá vai minha carta:
Fiquei muito satisfeito com o destaque dado pelo jornal espanhol "El Pais" ao meu pai, o escritor e somaterapeuta Roberto Freire. Bem informados, me parece que deram a importância devida à sua figura pública.
Só que em alguns momentos o jornalista escorrega e deixa transparecer um certo preconceito que, aliás, vem acompanhando quem não conhece seu método terapêutico, a Somaterapia.
Vamos aos pontos que ele coloca:
"... a somaterapia, um método revolucionário de psicanálise que colocava os participantes nus em grupo..."
Isso mostra bem o desconhecimento que o jornalista tem da prática da Soma, pois coloca o ‘ficar nu’ como se fosse o maior trunfo da terapia. O que é uma bobagem.
"Quando da morte do escritor, analistas salientaram que o psiquiatra e terapeuta inconformista talvez hoje riria de alguns de seus métodos para curar a neurose".
Essa frase deve ser questionada por partes:
- "...analistas salientaram..."
Quais analistas? Onde está escrito isso? E mais, se estes analistas existem, por que nunca questionaram a Somaterapia quando meu pai estava vivo? Nunca o enfrentaram com textos, artigos ou encontros em palestras? Ele nunca teve medo de qualquer embate, e sua atuação na vida política e cultural brasileira sempre deixaram isso muito claro.
- "... psiquiatra e terapeuta inconformista talvez hoje riria..."
Não, nunca riu, continuou trabalhando sério. Estes métodos foram criados também na convivência de trabalho com Miriam Muniz e Flávio Império. Será que isso é motivo de riso?
Finalmente, não só o El Pais, mas outros órgãos de imprensa fazem questão de dizer: "a família manteve em segredo a causa da morte".
Ora, não temos nada a esconder. Nenhum jornalista entrou em contato com a família. Meu pai estava com 81 anos. Será que é preciso enumerar as questões de saúde que uma pessoa enfrenta nesta idade? Falar de diabetes, câncer, parkinson... Ora essa, fica parecendo que estamos com medo de dizer a causa da morte. Ele viveu intensamente e morreu de uma forma natural.
Sabemos que a Soma já está virando tema de teses de mestrado e doutorado. No Brasil e no exterior. Existem grupos de Somaterapia no Brasil e também em alguns países da Europa, como Inglaterra e Espanha.
Além disso, estamos recebendo propostas para adaptações de suas obras literárias para TV e cinema.
Está parecendo que a obra do Roberto Freire ainda vai passar um bom tempo despertando o tesão em muitas pessoas.
Atenciosamente
Paulo Freire - filho do Roberto Freire e violeiro.